Saúde
CACULÉ: SERVIDORES DA SAÚDE LIGADOS ÀS QUESTÕES EPIDEMIOLÓGICAS RECEBEM CURSO EM ENTOMOLOGIA
25/09/2023

Com o objetivo de aprimorar a vigilância da esquistossomose e reduzir a incidência da doença popularmente conhecida como barriga d’água, Coordenadores da Vigilância Epidemiológica, da Atenção Primária à Saúde, Agentes de Combate a Endemias e profissional farmacêutico do setor de Assistência Farmacêutica, participam do curso que ocorreu no período de 18 a 22 de setembro, realizado pelo Núcleo Regional de Saúde de Guanambi. O curso foi ministrado por Renato Freitas, da NRS Sul/Base de Itabuna, referência em entomologia na Bahia, Edilson Reis, biólogo, NRS Sul/Base Jequié e Waldelucia Almeida, entomologista da NRS Sudoeste/Base Guanambi.

A pesquisa malacológica trata da captura e identificação de moluscos. No caso da esquistossomose, que tem uma espécie de caramujo como um dos veículos necessários ao seu ciclo de vida, saber identificar esse caramujo vai ajudar na localização de prováveis focos de contaminação, o que pode acelerar o diagnóstico da doença.

O prefeito, Pedro Dias, e a Secretária da Saúde, Ediene Coutinho, têm se mostrado atentos às questões epidemiológicas do município e auxiliado o setor de Vigilância Epidemiológica em suas atribuições, dentre elas a identificação e o combate a endemias.