O Governo de Caculé realizou dos dias 07 a 11 de outubro a Campanha “Semana do Bebê”

Publicada: 29/10/2019 12:50

O Governo de Caculé realizou dos dias 07 a 11 de outubro a Campanha “Semana do Bebê”

A Semana do Bebê foi desenvolvida a partir do discernimento sobre a importância de enfatizarmos os cuidados no desenvolvimento da criança nestes primeiros anos de vida. As políticas públicas possuem um papel importante de oferecer serviços, monitorar e promover saúde, assistência e educação. O nosso gestor Beto Maradona dentro do município Caculeense, busca potencializar verdadeiras revoluções sociais, através deste olhar clarividente para a infância. A perspectiva de desenvolvimento traz que, do momento em que nasce até completar 6 anos de vida, essa etapa, batizada de primeira infância, é pura descoberta e aprendizado, o cérebro depende das experiências vivenciadas para se desenvolver, é como uma esponja, que absorve o que está em volta, explica a Psicóloga e Supervisora do programa Primeira Infância no SUAS, Tainar Araujo.

Promovendo uma infância saudável, difundiu durante esta campanha, um trabalho interdisciplinar que só foi possível mediante ao apoio do Governo de Caculé, das Secretarias de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Programa Primeira Infância no SUAS, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), alcançando assim seu objetivo, que foi orientar pais e cuidadores, ressignificar sobre os cuidados básicos de afeto, carinho e desenvolvimento, enfatizar a importância do ser criança, e proporcionar momentos de construção de um novo olhar.

Para isso a equipe organizadora, Tainar Araujo, Joziane Brito, Maria Marlene Lima Novais Brito, contou com apoio da Secretaria de Educação, das Enfermeiras Coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Agentes de Saúde, SERPAI, CREAS, SCFV, que abrilhantaram as ações. Foram convidadas para abrir a Semana do Bebê “Promovendo uma infância, saudável.” A psicóloga Fabrícia Prates Amorim, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Aperfeiçoamento em Psicopedagogia e Neuropsicologia, Coordenadora do SERPAI e Psicóloga Clínica. A Dra. Fernanda Souza Dantas Médica Socorrista do SAMU, e durante a semana teve a participação da Doula e Enfermeira Pediatra Thais Daniela Afonso Carinhanha, que foi tutora da oficina de sling para gestantes e puérperas, teve também uma caminhada com participação das famílias e dos profissionais das redes, um momento lúdico para as crianças de 0 a 7 anos, construído pela Enfermeira Yttamara Fernandes Oliveira e sua equipe, dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelina, para antropometria e verificação da situação vacinal, e uma tarde de recreação para crianças dentro do anexo CRAS, finalizando a semana de ações.

Foi uma semana significativa para construção de uma infância melhor dentro do município, a viabilização de ações que possuem estratégias envolvendo uma conscientização social e comunitária para este momento do desenvolvimento infantil, traz futuramente um retorno satisfatório na construção de cidadãos saudáveis. Onde terão mais chances de lidar com as adversidades da vida, por isso que é necessário este trabalho voltado para promoção de ações que envolvam a prevenção de saúde como um todo, biopsicossocioespiritual.