Jornada Pedagógica 2017 reuniu profissionais de toda rede educacional de Caculé

Publicada: 06/02/2017 18:00

A união das redes de ensino foi o foco do encontro

 

Profissionais das redes municipal, estadual e privada de ensino de Caculé se reuniram, no dia 1º de fevereiro, no Clube de Campo, para a abertura da Jornada Pedagógica 2017. Com o tema “Trilhando novos caminhos: A revolução interna do educador para o compromisso com a escola do Século XXI”, a jornada ressaltou o fortalecimento de parcerias para garantir uma educação de qualidade a partir de uma reflexão sobre a realidade da educação no século XXI.

O evento contou com a presença do prefeito de Caculé, Beto Maradona, da primeira-dama, Maria das Graças Alves Neves, vereadores, secretários municipais, e com a participação da professora mestra Mônica Pinchemel Nascimento que destacou a importância de uma mudança na visão de mundo para qualificar ainda mais a educação. “Caculé tem uma admirável preocupação de mudança partindo de cada pessoa, e tenho uma grande expectativa de avanço na educação do município”.

A abertura também trouxe a contribuição da equipe do CAPS I de Caculé com uma apresentação teatral, uma palestra sobre “Docência e Saúde Mental” com a Psiquiatra do CAPS I, Dra. Luana Cangussu e do grupo de trabalho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), apresentando as ações realizadas pelo grupo com o objetivo retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

Na oportunidade, a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, apresentou o Projeto “Cultivando Valores para um Cotidiano de Paz” que enfatiza a importância de unir forças e ainda lançou a música do projeto com letra escrita e entoada por Bethânia Guimarães. “O encontro das redes de ensino lança uma oportunidade de buscar, ao lado de todos os profissionais da educação, família, o poder público e a sociedade, ações prioritárias para somar forças no intuito de fortalecer o vínculo para um processo de transformação”, destaca a secretária.

No segundo dia de Jornada os profissionais da educação participaram de dinâmicas e oficinas com o intuito de refletir e planejar colocando como missão a garantia da qualidade do ensino. Já o terceiro dia foi reservado para o planejamento escolar nas escolas.