SAÚDE: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA REALIZA BORRIFAÇÃO PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI
14/02/2023

Estima-se que as arboviroses atinjam mais de 2 milhões de pessoas por ano. São doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Trata-se de uma questão epidemiológica que tem sido foco de mobilizações e ações em prol da saúde nas últimas décadas. As arboviroses têm caráter sazonal, ou seja, são mais incidentes no verão, época em que ocorre um aumento da proliferação do mosquito.

Devido ao aumento de notificações de casos suspeitos de arboviroses em Caculé nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado, através da equipe de Vigilância Epidemiológica do município, ações de borrifação para combate às arboviroses nos bairros da cidade. A borrifação é um tratamento espacial com máquina costal motorizada para a aplicação do CIELO, inseticida mais efetivo no combate ao mosquito, e faz parte de uma série de atitudes tomadas no enfrentamento a esse grave problema de saúde pública causada pela proliferação do Aedes aegypti.

O trabalho se inicia através de estudo para mapeamento dos bairros e identificação das áreas de risco e de importância epidemiológica, como as regiões com maior incidência de arboviroses. Em seguida é realizado o bloqueio focal, que consiste em tratar os possíveis focos de proliferação do mosquito, ou seja, locais onde haja acúmulo de água parada. Só então é realizada a borrifação, que busca pôr fim ao agente causador das doenças.

Esse é um trabalho de prevenção cujo objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti, buscando dessa maneira diminuir a incidência de arboviroses no município, trazendo mais segurança e saúde para a população de Caculé. A Secretaria Municipal de Saúde não tem poupado esforços para a garantia do bem estar geral. Essa é apenas mais uma ação dentre tantas realizadas pela equipe da secretaria na busca pela qualidade de vida dos moradores da cidade.