Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
PROGRAMA AGORA TEM ATER TRANSFORMA A VIDA DE AGRICULTORES DE MARACUJÁ EM CACULÉ
01/12/2023

Em um esforço contínuo para fortalecer a agricultura local, o programa “AGORA TEM ATER”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente de Caculé - Semeia, tem desempenhado um papel crucial no impulso do cultivo de maracujá no povoado da Várzea Grande. Ao longo dos últimos três anos, esta iniciativa, fruto da parceria entre a prefeitura municipal de Caculé e a Semeia - Secretaria de Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, forneceu assistência técnica aos produtores de maracujá azedo, resultando em avanços significativos na capacidade de capacidade de produção e retorno financeiro para esses agricultores.

O AGORA TEM ATER tem sido um importante aliado para o desenvolvimento sustentável da região, elevando a qualidade e a produtividade do cultivo de maracujá. Mais de 100 produtores locais participantes do programa, recebem orientações técnicas especializadas que abrangem desde práticas de cultivo até estratégias de gestão agrícola.

Os resultados alcançados ao longo desses três anos são notáveis. A renda gerada pelo cultivo de maracujá ultrapassou a marca impressionante de R$ 5 milhões de reais, evidenciando o impacto positivo do programa na economia local. Além disso, a iniciativa proporcionou oportunidades de emprego para homens e mulheres da comunidade, consolidando o fortalecimento da agricultura familiar.

O Engenheiro Agrônomo Marcos Vinicios, responsável técnico pelo programa em Caculé, destaca a importância da assistência técnica na conquista desses resultados. "Através do AGORA TEM ATER, conseguimos transferir conhecimentos e tecnologias que otimizam a produção, beneficiando não apenas os produtores, mas toda a comunidade envolvida no processo agrícola do maracujá", afirma.

O sucesso do programa reforça o compromisso da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Caculé em promover o desenvolvimento sustentável, impulsionando a produção agrícola local e melhorando a qualidade de vida dos agricultores.