CACULÉ: MINI CURSO SOBRE EMERGÊNCIA PSIQUIÁTRICA É PROMOVIDO PELO SAMU, CAPS E ACADÊMICOS DE MEDICINA
02/02/2024

Na tarde da última quarta-feira (31), uma iniciativa inovadora reuniu profissionais de saúde em Caculé. Foi ministrado no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Norberto Fernandes, um mini curso sobre emergências psiquiátricas, promovido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e acadêmicos de medicina que estão realizando estágio curricular no Hospital Nossa Senhora Aparecida em Caculé.

Os acadêmicos, que já completam um mês e meio de estágio, têm como preceptora a renomada Dra. Renata Velame. O curso teve como objetivo aprimorar o conhecimento e a capacidade de atuação diante de situações de emergência psiquiátrica, proporcionando uma abordagem mais eficaz e humanizada.

O evento não se restringiu aos acadêmicos, alcançando toda a rede de atenção à saúde de Caculé, incluindo equipes do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), PSF (Programa Saúde da Família) e do Hospital Nossa Senhora Aparecida. A integração entre essas equipes é fundamental para o cuidado abrangente e qualificado da população.

A ação reflete o compromisso das instituições de saúde locais em oferecer uma formação abrangente aos profissionais e acadêmicos, fortalecendo assim a rede de atenção à saúde mental na região. O intercâmbio de conhecimento e a capacitação contínua são passos essenciais para uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada em emergências psiquiátricas.