Governo de Caculé, por meio do CAPS I, realiza palestra sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicada: 21/05/2019 15:17

 

No dia 18 de maio é comemorado em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em Caculé essa data foi lembrada e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) realizou nessa última sexta-feira, 17 de maio, no Cine Teatro Eng. Emmanuel Dória uma palestra com o tema: “Cuidar sim excluir nunca’’ com objetivo de explanar as mudanças na condução e tratamento em Saúde Mental, mas principalmente questionar as relações de exclusão social.

O evento deu início com a palestra do psicólogo Dr. Artur Marques, que explanou o tema abordado “A luta antimanicomial” mostrando que os modelos antigos de internação em manicômios se baseavam mais em exclusão social do que reabilitação. Foi um momento para refletirmos e observarmos como as terapias são muito importantes para saúde mental.

Para representar a antiga realidade dos tratamentos psiquiátricos o grupo de teatro do CAPS I, “Força para Viver”, presenteou a platéia com uma marcante apresentação abordando o sofrimento dos portadores de transtorno mental nas instituições antigas, os manicômios.

Para finalizar a médica do CAPS I, Drª. Luana Cangussu falou sobre a “Psicofobia: A sociedade contra o preconceito,” abordando sobre a discriminação e estigma sofrido por portadores de Doenças Mentais pela sociedade, e apresentou dados alarmantes da OMS – Organização Mundial de Saúde a respeito da incidência de pacientes de saúde mental, aproximadamente 700 milhões em todo o mundo e em torno de 50 milhões só no Brasil.