Secretaria Municipal de Educação e Cultura e profissionais da Educação, se articulam para a construção do Documento de (Re) elaboração do Referencial Curricular Municipal

Publicada: 14/07/2020 16:14

O Município de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura está em processo de construção do Documento de (Re) elaboração do Referencial Curricular, que tem como base  o Referencial Curricular da Bahia devendo  contemplar adaptações e contextualizações da realidade local, numa possibilidade metodológica de envolvimento de todos os docentes na apropriação, reflexão e autoria curricular.

 

A adesão ao Programa  de (Re)elaboração do Referencial Curricular foi a  primeira ação a ser formalizada pelo município. Em seguida, houve a formação da  Equipe de Governança, composta por representantes de segmentos ligados à educação. Cabe a esta equipe coordenar todos os trabalhos referentes às ações desenvolvidas pelos Grupos de Estudos e Aprendizagens – GEAs,  dos quais fazem parte educadores/as de todas as etapas da Educação Básica de Caculé.

 

Para contemplar  o objetivo  da proposta de (Re)elaboração do Referencial Curricular Municipal, que é  de um documento construído coletivamente pela rede e com a rede considerando as especificidades locais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está realizando encontros formativos  de  discussões  com os atores envolvidos.promovendo em conjunto com os professores  o exercício da reflexão, debates, questionamentos para que, a partir destas reflexões, Caculé tenha um documento autêntico com autoria de gestão curricular.

 

Em razão da Pandemia do Novo Coronavírus e a necessidade de distanciamento social, os encontros estão sendo realizados na modalidade virtual, por meio de lives.  As lives estão  estrategicamente organizadas por grupos de trabalhos e áreas afins, conduzidas pela Secretária de Educação Adailde Teles e sua equipe de Coordenação Pedagógica, com ampla participação  dos       profissionais da      educação   das redes(municipal, estadual e particular de ensino)  do município.

 

 

Para a Secretária Adailde Teles,“ o trabalho está se desenvolvendo de forma satisfatória, já que  as ferramentas digitais só vêm contribuindo para abrir o leque dos debates necessários para a efetivação de propostas. No que se refere à construção deste documento, é de real importância que os mecanismos de escuta sejam legitimados, para que a construção do Referencial Curricular do Município de Caculé cumpra sua função democrática.”