Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3455-1412

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

    Rua Rui Barbosa, 26 - Centro - Caculé - Ba

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Saúde
SAÚDE REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA MARCAR O ‘AGOSTO DOURADO; MÊS DEDICADO A AMAMENTAÇÃO
01/09/2021

Para marcar a passagem do Mês dedicado ao Incentivo à Amamentação o “Agosto Dourado”, foram realizadas nesta última semana em todas as Unidades de Saúde da Família de Caculé (BA), diversas atividades educativas alusivas ao tema, ressaltando a importância do ato de amamentar. Esta semana foi dedicada à valorização, empoderamento e o protagonismo feminino no Ato de Amamentar. 

As ações tiveram como objetivo, proporcionar às mulheres mais conhecimento acerca da amamentação, informar as pessoas sobre a importância de proteger e apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública e, reforçar sobre a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de amamentar seu filho por 2 anos ou mais. Sendo exclusivamente no peito nos 6 primeiros meses de vida, ressalta a Coordenadora de Atenção Básica e Enfermeira Obstetra, Ediene Coutinho.

A Secretaria de Saúde destaca a importância na qualificação dos profissionais de saúde, realizada através de uma roda de conversa sobre o aleitamento materno com o apoio de uma equipe multidisciplinar com Psicóloga, Fisioterapeuta e Enfermeira Especialista em Neonatologia/Pediatria, Doula e Consultora em Amamentação. 

As profissionais que participaram da roda de conversa, ressaltaram que o aleitamento materno é o melhor e mais completo alimento. Capaz de proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além de reduzir riscos de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. O aleitamento materno garante a sobrevivência, saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias.

 

Amamentação na pandemia

Durante a Pandemia da COVID 19, a orientação leva em consideração os benefícios para a saúde da criança e da mulher, a ausência de constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e o fato de não haver recomendação para a suspensão do aleitamento materno em decorrência da transmissão de outros vírus respiratórios. Nestes casos, a amamentação deve ocorrer desde que a mãe deseje e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-la.

Amamentar Vale Ouro!



Autor: ASCOM