Curso de Capacitação para as famílias contempladas com 60 cisternas para a captação de água das chuvas no município foi realizado em Caculé

Publicada: 04/01/2019 15:21

 

Através da parceria entre o Governo de Caculé e o CDS – Consórcio de Desenvolvimento do Alto Sertão foi realizado nos dias 03 e 04 de janeiro no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Caculé um Curso de Capacitação para as famílias contempladas com 60 cisternas para a captação de água das chuvas no município.

O curso foi ministrado pela professora Alidéia Oliveira Rodrigues, licenciada em História. A mesma presta serviços para a Associação Divina Providência, responsável pelo cadastramento das famílias, pelo curso de preparação e das construções das cisternas, desde a marcação do local até a fase final.

O curso tem o objetivo de trabalhar com as famílias sobre o processo de construção, dos cuidados com as cisternas, desde o processo de limpeza logo após a construção até a sua fase final que é o tratamento da água para o consumo humano. No curso é ensinado também sobre as dificuldades de quem vive no semiárido onde tem que aprender a conviver com a seca e para isso é preciso guardar, é aí que entra o exemplo das cisternas de água, reservando durante o período da seca a água captada no período das chuvas.