1º SEMINÁRIO DE GARANTIAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE É REALIZADO EM CACULÉ.

Publicada: 27/03/2017 20:10

Cerca de 200 pessoas se reuniram no Cine Teatro Engenheiro Emanoel Dórea para discutir os Direitos da Criança e do Adolescente:

 

 O Governo de Caculé através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com a participação do Conselho Tutelar, realizou nos dias 24 e 25 de março, o 1º SEMINÀRIO DE GARANTIAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLECENTE, objetivando a formação continuada dos Conselheiros de Caculé e da Região Sudoeste, buscando refletir o papel desempenhado pela rede na conscientização e defesa de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

 

O evento aconteceu no Cine Teatro Engenheiro Emanoel Dórea e contou com as presenças do Prefeito de Caculé, Beto Maradona, da Primeira Dama, Maria Alves Neves, Vereadores, Secretários Municipais, e com a participação do Professor Dr. Lauro Vicente Trindade, que é Bacharel em Filosofia e Teologia, membro da Executiva do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo. O Professor destacou a importância dos trabalhos em rede, das políticas públicas, os direitos, os deveres, as atribuições e as responsabilidades de cada um no sistema de defesa da criança e do adolescente. “Não há saber maior nem saber menor, existem saberes diferentes porque cada um é diferente nas suas peculiaridades e especificidades, porem todos são importantes na rede”, destacou o educador.

 

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, o serviço tem evoluído e conquistado vários municípios como modelo de implantação. “Conseguimos alcançar muitos desafios desde 2009, ano de implantação, e hoje além de uma equipe completa e comprometida, temos uma ótima relação com o judiciário, uma parceria de fundamental importância para os avanços dos trabalhos”.

 

O Serviço de Acolhimento Família Acolhedora, desenvolvido desde 2009, é uma ação de proteção integral às crianças e aos adolescentes em situação de risco, por meio de acolhimento desses, a fim de garantir os seus direitos conforme prescreve o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

No momento, o Serviço conta com 06 (seis) famílias aptas e 01(uma) criança em situação de acolhimento familiar.

Durante sete anos de serviços, foram acolhidas 27 crianças, 22 retornaram para suas famílias e 04 foram encaminhadas para adoção.

 

Esse serviço engloba total apoio às crianças/adolescentes, às famílias acolhedoras e de origem, com atendimento multidisciplinar da equipe técnica, que inclui visitas domiciliares, acompanhamento psicossocial, assistência jurídica, encontros semanais entre as duas famílias, ressaltou a coordenadora Dra. Fábrica Prates Amorim.

 

Cerca de 200 pessoas estiveram no Cine para prestigiar o evento. Também participaram da cerimônia os Conselheiros das cidades de Ibiassucê, Guajeru, Jacarací, Pindaí, Rio do Antônio, Licínio de Almeida, Mortugaba e Barra da Estiva. Entre as autoridades que compuseram a mesa, participaram o Prefeito Beto Maradona, o Educador Lauro Vicente Trindade, o Senhor Pedro Alves Pereira Filho Professor e representante da Polícia Civil, a Coordenadora de divisão pedagógica Silvia Karina Oliveira Silva,representando a Secretaria de Educação Adailde Fernandes Crus Teles, o Sargento PM, Senhor Júlio Isidoro Oliveira da Silva, representando a Polícia Militar, a Vereadora Joana D’Arc da Silva Oliveira, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde Maria de Fátima Mesquita Lacerda, a Coordenadora do SERPAI-Família Acolhedora, a Senhora Fábrica Prates Amorim, a Presidente Diretora do CMDCA, Cínara Damasceno, a Conselheira Vanusa Gonçalves e a Conselheira Marinalva Aves de Souza.